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Como colocar a minha empresa no Google Meu Negócio

Como colocar a minha empresa no Google Meu Negócio

O Google oferece gratuitamente essa ferramenta e, não por acaso, a chama de Google Meu Negócio; e os recursos vão muito além de um simples endereço.

Não é obrigatório ter um site para aparecer nas pesquisas do Google, mas é super importante que você tenha um site para direcionar seus usuários e melhor apresentar os seus produtos ou serviços.

Neste post vou mostrar o passo a passo para você cadastrar a sua empresa e tirar o melhor proveito de todos os recursos disponíveis nessa poderosa ferramenta.

Antes de começar, entenda alguns dos benefícios

Em primeiro lugar, o principal benefício é estar no maior canal de divulgação do mundo, então aproveite esta oportunidade incluindo o máximo de informações possíveis sobre seu comércio.

Dessa maneira, o cliente encontra com facilidade seu endereço pelas pesquisas feitas no Google (ou Google Maps) e ainda consegue compartilhar para o smartphone todas as informações, inclusive com indicação de melhor trajeto.

Além disso, o cliente tem acesso ao horário de funcionamento e sabe se sua loja está aberta para atendimento ao público naquele momento ou não. Há ainda a possibilidade de divulgar seu site ou, no lugar dele, sua página no facebook. Não esqueça de informar seu telefone, claro!

Como fazer o cadastro de sua loja no Google Meu Negócio?

A primeira coisa que você irá precisar é de um e-mail GMAIL, sem ele não será possível fazer o cadastro nesta plataforma do Google.

Antes de iniciar um novo cadastro, pesquise seu próprio comércio no Google. Digite o nome da sua empresa ou negócio. Se o seu comércio não aparece entre eles, procure no link da lista “mais lugares”.

Caso o seu negócio já esteja cadastrado, é só clicar em sugerir uma edição e completar as informações conforme as dicas a seguir.

Se não apareceu é só incluir sua loja como um “lugar” no Google Maps. Para fazer isso, acesse o Google, busque por "Google Maps" e procure o endereço de sua loja no mapa. Depois clique em “adicionar um lugar ausente”. Vai aparecer essa imagem:

Como colocar a minha empresa no Google Meu Negócio

Além de completar as primeiras informações, clique em “reivindicar esta empresa” e complete o cadastro. O Google vai incluir as informações na mesma hora, porém, para garantir que você é o dono deste negócio e que pode receber todas as informações e estatísticas de acesso, é importante que você confirme os dados. O Google vai enviar duas formas de confirmação: por telefone ou carta. Escolha a melhor opção (claro que por telefone é mais rápido) e conclua o cadastro como negócio.

Como cadastrar seu e-commerce como um local no Google Meu Negócio?

Caso você atenda somente pela loja virtual, basta deixar o campo de endereço em branco e definir a área de cobertura de suas entregas.

Sua área de cobertura deverá ser definida por CEP, cidade ou região.

Para adicionar ou editar detalhes da sua área de cobertura, siga estas etapas:

1 - Faça login no Google Meu Negócio.
2 - Se você tiver vários locais, abra o que gostaria de gerenciar.
3 - No menu, clique em Informações.
4 - Na seção "Área de cobertura", clique em Editar.
5 - Insira suas informações de área de cobertura. Você pode definir a área de cobertura de acordo com as cidades, CEPs ou outras regiões que você atende.
Observação: não é mais possível definir a área de cobertura como uma distância ao redor da sua empresa.
6 - Clique em Aplicar.

Com seu comércio cadastrado, aproveite cada recurso da melhor forma possível. Vou mostrar como:

Inclua fotos bonitas e relevantes para o Google dos seus Produtos ou Serviços

Como em um meio físico, quando uma pessoa pesquisa no Google por um segmento, vão aparecer, além do seu, os concorrentes. Então é importante caprichar na sua apresentação. E no meio digital, a melhor apresentação são as fotos. Nem pense em colocar fotos mal focadas ou que representem informações irrelevantes. Por exemplo, a rua em que está seu comércio já aparece no mapa do Google.

 

Agora outra dica que poucos usam: nomeie suas fotos com palavras chaves. São palavras mais usadas para buscas no Google, e portanto, aparecem nos primeiros resultados. Por exemplo, “padaria no jardim paulista”, ou com o próprio nome de seu comércio “padaria da Carol”. A primeira opção tem mais chance de aparecer porque é mais provável um número maior de pessoas pesquisando dessa forma do que pelo nome de seu comércio; porém, se o cliente sabe o nome de sua loja e quer encontrá-la especificamente, então a segunda opção é a melhor.

Utilize o Google como mais um canal de contato com seu cliente

Acessando as informações de seu comércio pelo smartphone, o cliente pode apertar o botão “ligar” direto da ficha e entrar em contato pelo telefone que você indicou no cadastro.

Além disso, esta ficha do Google fornece ainda outro canal de contato do cliente com sua loja: os comentários e avaliações.

Incentive seus clientes a fazer avaliações sobre seu comércio no Google. Fichas com mais interações aumentam as chances de aparecer entre os primeiros resultados.

As avaliações podem ser feitas direto dessa ficha ou até pela página de seu comércio no facebook. Depois de associar a fanpage ao cadastro no Google, as avaliações realizadas no facebook também aparecem na ficha do Google.

Outra ferramenta oferecida pelo Google Meu Negócio permite que você tenha total conhecimento do desempenho desta ficha: são as estatísticas de acesso, onde você acompanha quantos clientes a acessaram e em quais informações clicaram.

Pronto! Se você seguiu todos esses passos, a ficha de seu comércio deve ficar parecida com essa:
Como colocar a minha empresa no Google Meu Negócio

 

 

Mantenha sempre as informações referente a sua empresa como horários, descrição dos serviços e fotos sempre atualizados!

Espero ter lhe ajudado com essas super dica e até o próximo post!

 

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